quinta-feira, 19 de julho de 2012

Leandra Leal


Filha da também atriz e ex-secretária de cultura do Rio de Janeiro Ângela Leal e do advogado já falecido Júlio Braz, Leandra Leal Brás atua desde os oito anos. Sua primeira participação em telenovelas foi em 1990, ao lado de sua mãe, no último capítulo de Pantanal. Leandra é filha única, e assume ter sido influenciada pela mãe na escolha da carreira, pois desde muito pequena conviveu no meio artístico e fascinou-se pela arte de interpretar. Em 1994, aos 12 anos, Leandra Leal fez uma participação como uma das amigas de escola da personagem de Deborah Secco, na série da TV Cultura Confissões de Adolescente. No ano seguinte, ela migrou para a Rede Globo e já estreou no horário nobre, em Explode Coração, como a adolescente cigana Ianca.

Em 1997, aos 15 anos, assumiu o papel de uma menina que se apaixonava pelo vento, no longa-metragem A Ostra e o Vento, contracenando com atores de peso como Lima Duarte e Fernanda Montenegro. A participação rendeu a ela vários prêmios, incluindo o de melhor atriz no Festival de Cinema de Biarritz, na França, e no Festival de Miami. A partir dos anos 2000, passou a ser convidada para personagens de maior destaque, como nas produções globais O Cravo e a Rosa (2000), Pastores da Noite (2001), Sítio do Pica-Pau Amarelo(2003) e Um Só Coração (2004). Além dos filmes Dias de Nietzsche em Turim (2001), O Homem que Copiava (2003) e Cazuza, O Tempo Não Para (2004). Ainda em 2004, integrou o elenco da novela Senhora do Destino, em que conquistou a simpatia dos telespectadores por combater a vilã Nazaré, vivida por Renata Sorrah.

Entre 2003 e 2005, a atriz fez algumas aparições na série A Grande Família, como a namorada do Tuco, Vivi. No ano seguinte, outra interpretação de peso, como a companheira de Stuart Angel (Daniel de Oliveira), no longa Zuzu Angel. No final do mesmo, mudou seu visual, adotando cabelo escuro e mais curto para viver a estudante Sabrina, na novela Páginas da Vida. No final da década, atuou nos filmes Nome Próprio e Se Nada Mais Der Certo. Fechando o ciclo como a hilariante Elzinha, no remake de Ciranda de Pedra e, em 2009, na microssérieDecamerão, a Comédia do Sexo. No mesmo ano, integrou o elenco principal da película Insolação, dos diretores Felipe Hirsch e Daniela Thomas. No ano de 2010, trabalhou na cinebiografia Boca do Lixo, baseada na vida de Hiroito de Moraes Joanides (ainda sempre previsão de lançamento), e também como a italiana Agostina, na novela Passione. Em junho de 2011, entrou em cartaz seu mais recente longa-metragem,Estamos Juntos, em que contracenou com Cauã Reymond.

Foto perfil e 1: TV Globo / Márcio de Souza
Foto 2: TV Globo / Fábio Rabelo
Foto 3: TV Globo / Zé Paulo Cardeal
Foto 4: TV Globo / Renato Rocha
FOTOS:
PREMIOS:
2008: Grande Prêmio Cinema Brasil - Melhor atriz
2008: Festival de Gramado - Melhor atriz
2005: Prêmio Sesc de Cinema - Melhor atriz
2005: Melhores do Ano (Domingão do Faustão) - Atriz coadjuvante
2005: Prêmio Contigo! - Atriz coadjuvante
1998: Biarritz International Festival - Melhor atriz
1998: Festival de Miami - Melhor atriz
1998: Festival do Recife - Revelação do ano
1998: Festival de Natal - Revelação do ano
1998: APCA - Revelação do ano
CURIOSIDADES:
- Desde pequena, Leandra Leal é engajada no carnaval, por influência de sua família. Além disso, é porta-estandarte do bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro.

- Atualmente namora o sócio da casa Studio SP e um dos fundadores do Instituto e Site Overmundo, Ale Yussef.

- Em 2008, ela participou do disco Na Confraria das Sedutoras, do coletivo 3 na Massa.

- Já foi namorada do vocalista e líder do grupo Cordel do Fogo Encantado, Lirinha.

- A atriz também se destaca na área cultural: aos 18 anos criou sua própria produtora, chamada As Três Meninas, engajada em eventos sócio-culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário