quinta-feira, 19 de julho de 2012

BIOGRAFIA COMPLETA DE GLÓRIA PIRES


BIOGRAFIA

Filha da produtora e empresária Elsa Marques Pires e do ator e comediante Antônio Carlos PiresGlória Pires não tinha como fugir da vida artística: fez o seu primeiro trabalho em 1968, aos cinco anos de idade, participando da abertura da novela “A Pequena Órfã”. Logo em seguida, foi convidada a integrar o elenco das crianças do orfanato. Entretanto, no primeiro dia de gravação, a pequena sofreu uma hemorragia nasal que a afastou da trama. Depois, quando a protagonista Patrícia Ayres foi retirada da novela por problemas contratuais, Glória teve outra chance de mostrar seu talento. Já que as imagens com Patrícia já tinham sido gravadas, Glória – que conseguia imitar a voz e o sotaque paulistano da personagem principal – ficaria responsável pelas falas até que a atriz principal voltasse.
Em 1971, Glória fez teste para a novela “O Primeiro Amor”, dirigida por Paulo José, mas acabou reprovada por Daniel Filho e Rosana Garcia ficou com o papel. Sua carreira começou no ano seguinte ao lado de Francisco Cuoco e Fábio Mássimo no “Caso Especial Sombra de Suspeita”. Aos nove anos fez sua primeira novela, “Selva de Pedra”, de Janete Clair, interpretando Fatinha. Participou de pequenos papéis e fez “ponta” em programas humorísticos nos anos seguintes. Assumiu novamente um personagem mais denso em “Duas Vidas”, de 1976, também de Janete Clair.
Mas foi em 1977 que, desiludida com as oportunidades e sem ter certeza de que queria seguir a carreira, Glória decide “dar um tempo” na profissão. No ano seguinte, porém, 1978, foi escolhida porDaniel Filho entre 200 candidatas para interpretar uma problemática adolescente em “Dancin' Days”, novela que lançou moda e mudou hábitos no Brasil. Em 1979, participou do especial “O Homem Pálido”, ao lado de Corona e Sebastião Vasconcellos. No mesmo ano assumiu um papel de destaque em “Cabocla”, de Benedito Ruy Barbosa, onde conheceu seu futuro marido Fábio Júnior. O ano de 1980 seria marcado pelas novelas “Água Viva” e “As Três Marias” (cuja participação na novela estava amarrada a um acordo com a Globo para participar de seu primeiro longa, “Índia, A Filha do Sol” - primeiro filme de Fábio Barreto).
Pouco tempo depois do nascimento de Cléo Pires, sua filha com o cantor e ator Fábio JuniorGlóriaretornou às novelas em “Louco Amor”. Também em 1983 foi convidada a interpretar a esposa do escritor Graciliano Ramos em “Memórias do Cárcere”. A novela “Partido Alto” fecharia o ano. No aniversário de 20 anos da Rede Globo, Glória ainda seria uma das principais atrações da emissora incorporando como ninguém mais poderia a protagonista Ana Terra, de “O Tempo e o Vento”, uma adaptação da obra de Érico Veríssimo. Em 1986, apostou no cinema, com “Besame Mucho” e, um ano depois, viveu Rosália na novela “Direito de Amar”.
Passou por folhetins de grande sucesso, como “Vale Tudo” (1988) e “Mico Preto” (1990), e foi definitivamente aprovada pelo público ao incorporar as gêmeas Ruth e Raquel em “Mulheres de Areia”, de 1993. Em “Memorial de Maria Moura”, de 1994, Glória Pires interpretou a protagonista da trama e, diante do sucesso de audiência, a minissérie foi exportada para outros países – foi finalista do The New York FestivalGlória, por sua vez, levou o prêmio de melhor atriz de TV da APCA(Associação Paulista de Críticos de Arte). Em 1995, Glória brilharia no filme indicado ao Oscar “O Quatrilho”, de Fábio Barreto, levando o prêmio de melhor atriz nos festivais de Havana e Cinemade Viña Del Mar.
Em 1996, Glória participou da novela “O Rei do Gado” e gravou o filme “O Guarani”. No ano seguinte, viveu Nice em “Anjo Mau”. Diante do ritmo frenético de trabalhos até então, mudou-se para os Estados Unidos em busca de paz e privacidade. Mesmo assim, voltou em 1999 ao horário nobre com “Suave Veneno” e nas telas do cinema com “Pequeno Dicionário Amoroso”. Em 2001, faria outro filme de grande sucesso: “A Partilha”.
“Desejos de Mulher” (2002) e “Belíssima” (2005) trariam novamente Glória Pires às telas, ao mesmo tempo em que a atriz continuava investindo no cinema, com filmagens de “E Se Eu Fosse Você” - longa que teve mais de 4 milhões de expectadores – e “O Primo Basílio”. Em 2007 fez parte do elenco de “Paraíso Tropical”, tentou se refugiar em Paris, mas em 2008 já estava de volta para as filmagens de “E Se Eu Fosse Você 2”. Finalmente, em 2009, começou a gravar “Lula, o Filho do Brasil”, interpretando a mãe de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, apareceu também na película “É Proibido Fumar” e retornou de vez à terra natal para comemorar seus 40 anos com uma biografia e prepara-se para a novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga, que estreia em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário